sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

10 Dicas para você se organizar

Sua vida está uma bagunça? Você esquece coisas por onde passa e depois tem dificuldade em encontrá-las? Calma, isso não é motivo de preocupação. Acontece com muita gente!  Mas, se  você deseja mudar isso e  se organizar aqui estão as minhas dicas de organização favoritas,  coisas que  aprendi a partir de fontes e vivências variadas.

1. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar 
Se você quisesse seguir apenas uma dica desta lista eu diria que deveria ser esta. Pois, colocando-a em prática você já fez um enorme progresso. Mas, como fazer  isso? É simples:  designe um lugar para cada coisa que você possui (vale até rotular alguns destes lugares para te ajudar a lembrar) e ai  é só colocar as coisas de volta em seus lugares após o uso. Parece simples, mas a verdade é que você vai precisar praticar bastante até formar este hábito.

2. Comece aos poucos 
Se a sua vida, sua casa e seu escritório são desorganizados não tente mudar  tudo de uma só vez.  Escolha um pequeno espaço  (sua mesa de trabalho, por exemplo) e  organize-o.  Em seguida crie um plano  para mantê-lo organizado e procure executar esse plano até que  isso se torne um hábito.  Agora expanda a sua "zona de organização" para uma nova área.  Aos poucos você vai conseguir.

3. Crie rotinas 
 Uma das melhores maneiras de manter sua vida organizada é ter  rotinas para tudo - para a organização, lavanderia, finanças etc.  Criando rotinas e tornando-as  hábitos você vai ganhar muito tempo livre para se dedicar às coisas que realmente interessam.

4. Limpe na medida em que suja   
Este é um ótimo hábito ... em vez de fazer grandes faxinas, limpe sempre um pouco de cada vez.  Sujou pratos? Lave-os imediatamente. Limpe o banheiro quando você terminar de usá-lo, para que ele nunca fique  sujo.

5. Jogue fora agora
 Acabou a pasta de dentes? Muita gente deixa o tubo vazio em cima da pia do banheiro com a intenção de jogar fora depois. Acredite: as casas e escritórios sujos estão cheios dessas intenções. Em vez de criar acúmulos jogue o lixo  fora imediatamente. Sempre.

6. Concentre as informações importantes 
Pode ser uma página da agenda, um lembrete em seu celular, ou qualquer outro tipo de sistema para manter todas as informações que você precisa usar regularmente  no mesmo lugar.  Você não  vai gastar mais o seu  tempo procurando por elas a cada vez que precisa preencher um formulário.

7. Crie uma caixa de entrada de documentos
 Em vez de correspondências, contas e documentos espalhados por toda parte  concentre tudo  numa bandeja para documentos. Assim, nunca mais você vai enlouquecer em busca daquele comprovante de  residência...  E, esvazie-a  (arquive ou descarte) regularmente - no intervalo de tempo que funcione  melhor para você : diariamente, semanalmente, em dias alternados, etc.

8. Use um sistema de arquivamento simples  
O esquema de arquivamento não pode ser complicado, senão você nunca vai ter tempo ou ânimo para arquivar.  Crie um sistema simples para manter seus arquivos em ordem.

9. Use agenda
Não importa qual o modelo, o importante é atualizá-la e consultá-la sempre. Eu, particularmente, uso uma que baixei no meu smartphone, porque ele que está sempre comigo e nela lanço tudo: compromisos profissionais e pessoais. Uma boa opção também são as agendas online gratuitas como a do Google e a do Msn, que você pode acessar de qualquer lugar e ainda podem ser compartilhados com seu sócio, marido ou esposa.

10. Administre itens pendentes
Para administrar prazos de garantia, troca de compras etc. Sugiro a criação uma pasta "Pendente" para guardar os documentos relacionados a estas pendências e, além disso anote os prazos para finalização delas em sua agenda.  
Postar um comentário