terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Volta as Aulas

Organize-se e ajude as crianças a estudarem
  1. Elogie sempre, mesmo os menores progressos. Saiba enxergar motivos para elogiar seu filho.
  2. Estabeleça hábitos diários saudáveis para: alimentação, estudo e lazer. Faça seus filhos cumpri-los com firmeza e serenidade. Saber dizer 'não' também é uma prova de amor.
  3. Dê exemplos. Mostre que estudar é importante e ler, divertido. Leia sempre e presenteie seu filho com gibis, revistas e livros.
  4. Enquanto seu filho faz as tarefas escolares, aproveite para ler um livro ou jornal ao seu lado. Ele sentirá apoio e participação.
  5. Estimule seu filho a pesquisar e descobrir as respostas por conta própria. Se precisar, ofereça as dicas para ajudá-lo na realização
    da tarefa. Demonstre interesse, mas não faça as lições por ele!
  6. Crie um ambiente propício para o estudo. Um local iluminado, ventilado e sem ruídos facilita o entendimento e assimilação do conteúdo estudado.
  7. Respeite o ritmo de estudo e de assimilação da matéria de seu filho. Não o compare com os colegas, outros filhos e até mesmo com você, relembrando a época em que era estudante! Todos somos diferentes!
  8. Conheça as dificuldades de seu filho e procure soluções definitivas para elas. Buscar socorro de última hora somente para tirar uma boa nota na prova pode comprometer os estudos no futuro. Prevenir é a melhor solução!
  9. Incentive seu filho a gostar de Matemática e Português inserindo atividades lúdicas com números e leitura em seu dia a dia. Por meio de jogos, desafios, enigmas, mapas; ao sair para fazer compras, visitar livrarias e bibliotecas, por exemplo, ele vai aprender brincando!
  10. Participe das atividades, reuniões e eventos da escola de seu filho. Conheça a proposta pedagógica e converse com o professor periodicamente.
Organizado pelo Kumon Instituto de Educação www.kumon.com.br 
Postar um comentário