quinta-feira, 16 de maio de 2013

Desinfetante Ecológico

Economize dinheiro e evite químicos ao fazer produtos caseiros com boa eficiência na limpeza

Os ingredientes naturais mais comuns em receitas caseiras de limpeza são o bicarbonato de sódio, o limão e o vinagre. Eles são baratos, têm grande potencial de limpeza e são mais ecológicos que os produtos químicos tradicionais que estamos acostumados a usar. Esses três itens não auxiliam apenas na limpeza geral, mas também em janelas, espelhos, carpetes e banheiros, se aliados a outros produtos naturais. Confira as dicas:

Desinfetante Caseiro - O desinfetante pode ser usado na limpeza da casa, também como antisséptico para pequenas feridas e esterilizador de legumes e verduras

Germes e bactérias estão por toda parte da sua casa. Eles são muito comuns e aparecem nos móveis, nas louças, no banheiro e onde você menos imagina. Por isso, é importante que se tenha um desinfetante para ajudar na remoção desses microrganismos e para deixar sua casa mais limpa. No entanto, a maior parte desses produtos é considerada tóxica e pode contaminar o usuário e o ambiente. Juntando um lugar sujo, cheio de bactérias, com um spray que é nocivo à saúde, o resultado só pode ser ruim.
Existem outros métodos mais sustentáveis para resolver esse problema. Um deles é a criação caseira de um desinfetante com ingredientes acessíveis e menos danosos ao meio ambiente. O que apresentaremos abaixo foi desenvolvido por um cientista do Departamento de Ciência Alimentícia e Tecnologia da Virginia Tech, nos EUA, para remover salmonela das carnes e vegetais, mas que funciona também para eliminar microrganismos transmissores de gripes e resfriados.
Ingredientes necessários
-100 ml de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) a uma concentração de 3%;
-250 ml de vinagre branco-250 ml de água-1 frasco com capacidade para 600 ml;-1 bico de pulverização (caso o frasco não o possua).
Procedimento - Encha o frasco com a água e o vinagre branco e coloque o bico de pulverização na sequência.
Mantenha seu potinho de água oxigenada em uma mão e o spray de vinagre na outra. Em seguida, defina a área que você quer desinfetar e despeje um pouco de água oxigenada e, depois, borrife o vinagre diluído.
Esse desinfetante foi desenvolvido para ser pulverizado diretamente na comida, mas você pode usá-lo para vários outros fins. Ele pode servir como um antisséptico para pequenos ferimentos ou até como esterilizador de frutas e legumes (mas é necessário lavá-los após a aplicação do desinfetante).
Essa variedade de opções ocorre devido às propriedades antissépticas da água oxigenada.
Fonte: Porta eCycle (www.eCycle.com.br)
Postar um comentário