segunda-feira, 13 de maio de 2013

Para um guarda-roupa organizado

Não existe a melhor forma para organizar o guarda-roupa, 
o que existe é organizar de acordo  com a disponibilidade de espaço e a necessidade de utilização do  dono. 

Por outro lado, existem também algumas regras que, se obedecidas, vão ajudar a criar um de esquema de  organização que atende a todo o mundo.

Descartar o que não é mais utilizado e organizar o que fica são tarefas continuas, que eliminam a necessidade de uma grande reorganização. Uma boa dica para manter as roupas dos cabides sempre organizadas é retirar a roupa e manter o cabide vazio no mesmo local, para garantir que no retorno ela seja recolocada no lugar certo. 

As roupas nos cabides ficam ótimas: sempre esticadinhas! Mas, infelizmente, nem sempre há espaço para tanta roupa pendurada. Então, o jeito é priorizar a utilização desse espaço nobre do seu guarda-roupa e dobrar o que dá para ser dobrado. 

Nos cabides ficam os vestidos longos, curtos, saias, camisas  e calças (essas, preferencialmente, em cabides de criança).  A dica principal é usar um cabide para cada peça, exceto no caso dos conjuntos e ternos.
Procura-se o maior vão entre o varão e a prateleira para colocar os vestidos longos sem precisar dobrá-los e fazer o mesmo com as calças, preferencialmente penduradas pela barra - em cabides com clipes.

E, é nas gavetas e prateleiras que vão ficar as roupas dobradas.  Então é bom caprichar para que não  fiquem amassadas e seja possível encontra-las facilmente. Para as roupas que vão ficar nas prateleiras, uma boa coisa a se fazer é usar um gabarito para dobra-las, pois com ele é possível fazer com que formem pilhas uniformes e estáveis. Nas gavetas, para melhor visualização, a dica é em vez de fazer pilhas, dispor as roupas dobradas lado a lado. 


Para as roupas íntimas o jeito é dividir o espaço das gavetas com o uso  de colmeias, desta forma fica mais fácil visualizar todas as peças disponíveis.

Finalmente, caso não haja uma sapateira externa, os sapatos podem ficar dentro armário, mas na prateleira inferior  e sempre, sempre, sempre devem ser limpos antes de guardados. Aqueles pares menos usados, podem ficar em caixas ou saquinhos nas prateleiras mais altas.

Sempre que necessário, e não será necessário com grande frequência,  retira-se o conteúdo de gavetas e prateleiras e aspira-se o  pó e limpando com paninho úmido, pois com as portas sempre fechadas o acumulo de pó  é pequeno.


Uma dica legal é guardar o estoque de sabonetes espalhado dentro do armário, eles funcionam como sachês e a roupa fica super cheirosa!


Postar um comentário